top of page

Atenção Primária à Saúde

Egestor

O e-Gestor Atenção Primária é uma plataforma do Ministério da Saúde destinada à gestão das ações e serviços na Atenção Primária à Saúde (APS). Ele centraliza e organiza informações para facilitar a administração dos programas, equipes e financiamentos, permitindo que gestores acompanhem e planejem suas ações.
Principais funcionalidades:
1. Gerenciamento de equipes: Cadastro, monitoramento e atualização de informações sobre equipes de Saúde da Família, equipes de Atenção Primária e outros profissionais vinculados à APS.
2. Monitoramento financeiro: Acompanhamento de repasses financeiros do Programa Previne Brasil e de outros incentivos federais.
3. Gestão de indicadores: Visualização e análise de indicadores de desempenho, como cobertura de serviços e resultados das equipes.
4. Relatórios e dados: Acesso a dados para planejamento e tomada de decisão, contribuindo para melhorar a qualidade dos serviços ofertados à população.

Em cada estado temos os programas de apoio e incentivos na atenção primária. A FAR Treinamentos identifica esses programas treinando e monitorando equipes de ESF para registrar corretamente suas produções no Esus, e também discute ações para identificar as diferenças regionais e as peculiaridades de cada município e território de saúde, fazendo as equipes pensar em uma logica de “produzir” saúde e não somente tratar doenças.

No Rio Grande do Sul temos a Rede Bem Cuidar – RBC, PIAPS – Programa de Incentivo a Atenção Primária de Saúde, Indicadores Estaduais de Saúde.

PSE – Programa Saúde da Escola

É uma iniciativa intersetorial dos Ministérios da Saúde e da Educação, criada em 2007, com o objetivo de promover a saúde e melhorar a qualidade de vida de crianças, adolescentes e jovens da educação básica pública. Ele fortalece a articulação entre as redes de saúde e educação, garantindo que os estudantes tenham acesso a ações de prevenção, promoção e cuidado em saúde dentro do ambiente escolar. Cada atividade deve ser registrada corretamente no Esus, as ações devem ter como objetivo de identificar precocemente os problemas das crianças e adolescentes encaminhando e fortalecendo as ações integradas da saúde e educação duas políticas públicas importantes para a melhoria da qualidade de vida da população. Possui fase de adesão, avaliação dos registros e financiamento das ações.

Sempre se pensa no Bolsa Família, primeiro é que um programa da Assistência Social, se for saúde “pesagem”, mas na verdade ele é um grande programa transversal, desenvolvimento social, educação e saúde. De grande impacto nas famílias de grande vulnerabilidade social. As equipes de Saúde especialmente ACS devem ser treinados, a monitorar e principalmente acompanhar essas famílias. Aqui existe uma relação direta com Egestor.

É o Programa Federal da Saúde Bucal, aqui estão as equipes de saúde Bucal, que tem seus indicadores e que precisam saber corretamente seu papel na APS e especialmente na prevenção, relação com Saúde na Escola PSE, e nesse programa está o LRPD – Laboratório Regional de Prótese Dentária, importante incremento financeiro para os municípios para próteses dentárias totais ou parciais, mas é um processo com cuidados importantes inclusive no registro no Esus, quando na entrega das Próteses.

Mais Médicos

Realizamos todo apoio e orientação para correto manejo do sistema e acompanhamento dos diferentes ciclos, treinamos profissional que deverá cuidar desse programa no município.

Indicadores de Desempenho

A Gestão de resultados, é uma ótima forma de fazer a atenção primária ter metas e objetivos, financiar através desses resultados é a melhor maneira, não olhar para os sintomas e simplesmente tratar os doentes, dentro da unidade de saúde, forçar o cuidado avaliando e monitorando, divulgando os dados, é um caminho que fortalece a Atenção Primária e fará em médio e longo prazo diferença no processo de adoecimento da população. Na FAR Treinamentos monitoramos os resultados antecipando os dados que o ministério da saúde está recebendo, treinamos os profissionais para digitar e entender a logica do sistema de informação para os dados dos atendimentos realizados sejam vistos no mundo virtual. Monitoramento dos indicadores federais ( Emulti, ESF, Saúde Bucal) e dos Estaduais RS ( RBC, PIAPS).

Objetivo de monitorar e promover a segurança alimentar e nutricional da população. Ele faz parte das ações de saúde pública voltadas para a melhoria da alimentação, prevenção de doenças e promoção da saúde. coleta, armazena e analisa dados sobre a alimentação e o estado nutricional dos indivíduos, com o foco principal em crianças, gestantes e outros grupos vulneráveis. É utilizado por profissionais de saúde, como nutricionistas e enfermeiros, em unidades básicas de saúde e outros centros de atendimento, para realizar o acompanhamento nutricional e o diagnóstico de problemas como desnutrição ou obesidade.

É sistema que une as informações da Atenção Básica – AB, grande responsabilidade dos municípios. Ali estão todos os dados sobre os cadastros dos Agentes de saúde, validação dos procedimentos realizados, avaliação de desempenho, vinculado ao Egestor, treinamos os Coordenadores de AB para usar essa ferramenta a favor da sua gestão.

bottom of page